Olá pessoal espero que esse blog seja bastante útil para todos nós. É um espaço criado para vocês alunos, então qualquer sugestão que vise a melhorar o Mania de Química ou torná-lo mais interessante será bem vinda.
Abraços

Elaine

sábado, 3 de abril de 2010

EXERCÍCIOS 2° ANO

Lista de exercícios 2° ano Radioatividade professora Elaine

considere o número antes do simbolo como sendo o número atõmico e o depois do simbolo como sendo o número de massa. É que o blog não está reconhecendo subscrito e sobrescrito (número pequeno no canto inferior e superior). Ex. 6C12. 6= número atômico e 12 = número de massa.

1. Explique como são afetados o número atômico e o número de massa de um átomo após a emissão de uma partícula alfa.



2. Explique como são afetados o número atômico e o número de massa de um átomo após a emissão de uma partícula beta.



3. (Unimep-SP) Em 1932 Chadwick descobriu o nêutron, pela reação:

4Be9 + .... → 6C12 + 0n1

Completa-se a equação nuclear com:

a) Uma partícula alfa.

b) Uma partícula beta.

c) Um nêutron.

d) Um dêuteron.

e) N.d.a



4. (FEI-SP)No tratamento de células cancerosas é usado bombardeamento de partículas radioativas emitidas pelo isótopo 60 do cobalto. As reações envolvidas são:

27Co59 + x → 27Co60                      27Co60 → y + 28Ni60

As partículas x e y são, respectivamente:

a) Alfa e beta.

b) Nêutron e beta.

c) Beta e gama.

d) Beta e beta.

e) Nêutron e nêutron.



5. (Vunesp-Sp) Quando um átomo do isótopo 228 do tório libera uma partícula alfa, transforma-se em um átomo de rádio, de acordo com a equação:

XTh228 → 88RaY + α

Os valores de X e Y são respectivamente:

a) 88 e 228

b) 89 e 226

c) 90 e 224

d) 91 e 227

e) 92 e 230



6. (EEM-SP)Um átomo de 88Ra226 transforma-se, por emissão de uma partícula beta , no átomo Q; este, por igual processo, transforma-se em X que, por sua vez, emitindo uma partícula alfa, origina Z. Pergunta-se:

a) Qual o número atômico e o número de massa do átomo Z?

b) Quais átomos são isótopos?



7. (vunesp-SP)Escreva as equações das reações nucleares:

a) Rádio (Ra, Z= 88, A = 223) transmutando-se em radônio (Rn), pela emissão de uma partícula alfa.




b) Chumbo (Pb, Z = 82, A = 212) transmutando-se em bismuto (Bi) pela emissão de uma partícula beta.




8. (FESP) “Bomba de cobalto” é um aparelho muito usado na radioterapia para tratamento de pacientes, especialmente portadores de câncer. O material radioativo usado nesse aparelho é o 27Co60, com um período de meia-vida de aproximadamente 5 anos. Admita que a bomba de cobalto foi danificada e o material radioativo exposto à população. Após 25 anos a atividade desse elemento ainda se faz sentir num percentual, em relação à massa inicial, de:

a) 3,125%

b) 6%

c) 0,31%

d) 60%

e) 31,25%



9. Um elemento radioativo genérico 82X210 sofre transmutação emitindo duas partículas beta e uma alfa, sendo que sua meia-vida é de 22 anos. Uma amostra de 10g irá se reduzir a 1,25 g em ...... anos e o elemento final da desintegração de X é.....

a) 66 anos, 83B210.

b) 33 anos, 83Bi210.

c) 44 anos, 84Po210.

d) 44 anos, 82Pb206.

e) 66 anos, 82Pb206.



10. A radioatividade é um fenômeno bom ou ruim?




11. Como é calculada a idade de fósseis?

6 comentários: