Olá pessoal espero que esse blog seja bastante útil para todos nós. É um espaço criado para vocês alunos, então qualquer sugestão que vise a melhorar o Mania de Química ou torná-lo mais interessante será bem vinda.
Abraços

Elaine

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Pessoal vim aqui me despedir:
Como a maioria já sabe passei em outro concurso e vou mudar de profissão.
Espero que gostem do novo professor que virá para trabalhar com vcs.
Desejo muito sucesso para todos que aproveitem bastante esse tempo de colégio e que cada dia descubram uma nova maravilha da Química rsrs.

Bjos vou cheia de saudades de vcs.

Elaine

sábado, 3 de abril de 2010

EXERCÍCIOS 2° ANO

Lista de exercícios 2° ano Radioatividade professora Elaine

considere o número antes do simbolo como sendo o número atõmico e o depois do simbolo como sendo o número de massa. É que o blog não está reconhecendo subscrito e sobrescrito (número pequeno no canto inferior e superior). Ex. 6C12. 6= número atômico e 12 = número de massa.

1. Explique como são afetados o número atômico e o número de massa de um átomo após a emissão de uma partícula alfa.



2. Explique como são afetados o número atômico e o número de massa de um átomo após a emissão de uma partícula beta.



3. (Unimep-SP) Em 1932 Chadwick descobriu o nêutron, pela reação:

4Be9 + .... → 6C12 + 0n1

Completa-se a equação nuclear com:

a) Uma partícula alfa.

b) Uma partícula beta.

c) Um nêutron.

d) Um dêuteron.

e) N.d.a



4. (FEI-SP)No tratamento de células cancerosas é usado bombardeamento de partículas radioativas emitidas pelo isótopo 60 do cobalto. As reações envolvidas são:

27Co59 + x → 27Co60                      27Co60 → y + 28Ni60

As partículas x e y são, respectivamente:

a) Alfa e beta.

b) Nêutron e beta.

c) Beta e gama.

d) Beta e beta.

e) Nêutron e nêutron.



5. (Vunesp-Sp) Quando um átomo do isótopo 228 do tório libera uma partícula alfa, transforma-se em um átomo de rádio, de acordo com a equação:

XTh228 → 88RaY + α

Os valores de X e Y são respectivamente:

a) 88 e 228

b) 89 e 226

c) 90 e 224

d) 91 e 227

e) 92 e 230



6. (EEM-SP)Um átomo de 88Ra226 transforma-se, por emissão de uma partícula beta , no átomo Q; este, por igual processo, transforma-se em X que, por sua vez, emitindo uma partícula alfa, origina Z. Pergunta-se:

a) Qual o número atômico e o número de massa do átomo Z?

b) Quais átomos são isótopos?



7. (vunesp-SP)Escreva as equações das reações nucleares:

a) Rádio (Ra, Z= 88, A = 223) transmutando-se em radônio (Rn), pela emissão de uma partícula alfa.




b) Chumbo (Pb, Z = 82, A = 212) transmutando-se em bismuto (Bi) pela emissão de uma partícula beta.




8. (FESP) “Bomba de cobalto” é um aparelho muito usado na radioterapia para tratamento de pacientes, especialmente portadores de câncer. O material radioativo usado nesse aparelho é o 27Co60, com um período de meia-vida de aproximadamente 5 anos. Admita que a bomba de cobalto foi danificada e o material radioativo exposto à população. Após 25 anos a atividade desse elemento ainda se faz sentir num percentual, em relação à massa inicial, de:

a) 3,125%

b) 6%

c) 0,31%

d) 60%

e) 31,25%



9. Um elemento radioativo genérico 82X210 sofre transmutação emitindo duas partículas beta e uma alfa, sendo que sua meia-vida é de 22 anos. Uma amostra de 10g irá se reduzir a 1,25 g em ...... anos e o elemento final da desintegração de X é.....

a) 66 anos, 83B210.

b) 33 anos, 83Bi210.

c) 44 anos, 84Po210.

d) 44 anos, 82Pb206.

e) 66 anos, 82Pb206.



10. A radioatividade é um fenômeno bom ou ruim?




11. Como é calculada a idade de fósseis?

Exercícios 1° ano

Lista de Exercícios Química 1° ano


1. Como o homem primitivo interpretava fenômenos naturais como tempestade, fogo, trovão e relâmpagos?

2. Como os alquimistas explicavam a constituição da matéria? Cite duas técnicas desenvolvidas por alquimistas que permanecem sendo utilizadas nos laboratórios até hoje.


3. (PUC-SP) Qual dos fenômenos abaixo não envolve transformações químicas?
a) A fusão do gelo.
b) A digestão de alimentos.
c) A combustão da gasolina.
d) A queima de uma vela.
e) A explosão da dinamite.

4. Indique se os fenômenos abaixo são químicos ou físicos. Justifique todas as respostas.

a) Quando o açúcar é aquecido, torna-se marrom (carameliza).

b) Um tablete de sal em água, sob agitação, tende a desaparecer.

c) Quando um pedaço de gelo é golpeado com um martelo, ele se quebra.

d) Alvejantes (agentes branqueadores) causam a perda da cor dos tecidos.


5. Sabendo que a solubilidade do cloreto de sódio a 20° C é de 36 g em 100 g de água, o que acontece se adicionássemos 80 g desse sal a 200 g de água mantendo a mesma temperatura?

6. Quais são os fatores que influenciam na solubilidade de determinadas substâncias?

7. Dada a tabela:

Substância Ponto de fusão (°C) Ponto de ebulição (°C)

A                   -180                              -45

B                    -35                                 30

C                     10                                120

D                    -60                                 15

E                      70                                  320

Qual o estado físico de cada substância:

a) Em condições ambientes (25°C, 1 atm)?

b) Num dia frio, em que a temperatura é 5 °C?


8. Calcule a densidade do xarope de groselha com massa 13,6 g que ocupa um volume 10 mL.
9. Qual a massa de 0,005 dm3 de alumínio , sabendo que sua densidade é de 2,638 g/mm3?

10. Imagine e desenhe um sistema com água e gelo. Qual é o mais denso dos dois? Justifique.

quinta-feira, 4 de março de 2010

EXERCÍCIOS 2° ANO

Lista de Exercícios 2° ano Modelos Atômicos e Configuração Eletrônica.


1. A natureza é formada por minúsculas partículas indivisíveis denominadas átomos. Essa era uma concepção mais filosófica do que experimental, que pode ser atribuído a:
a) Demócrito
b) Dalton
c) Thomson
d) Rutherford
e) Chadwick


2. O primeiro modelo científico para o átomo foi proposto por Dalton, em 1808. Esse modelo poderia ser comparado com:
a) Uma bola de tênis.
b) Uma bola de futebol.
c) Uma bola de pingue-pongue.
d) Uma bola de bilhar.
e) Uma bexiga cheia de ar.


3. Qual dos cientistas abaixo é considerado o descobridor do elétron?
a) Dalton
b) Thomson
c) Goldestein
d) Rutherford
e) Chadwick


4. No núcleo encontram-se:
a) Somente elétrons.
b) Somente prótons.
c) Somente nêutrons.
d) Prótons e elétrons.
e) Prótons e nêutrons.


5. A realização de experiências com descargas elétricas em tubo de vidro fechado, contendo gás a baixa pressão, produz os raios catódicos. Esses raios são constituídos por um feixe de:
a) nêutrons.
b) partículas α.
c) raios x.
d) prótons.
e) elétrons.


6. Considerando a experiência de Rutherford, assinale a alternativa falsa:
a) a experiências consistiu em bombardear partículas metálicas delgadas com partículas alfa.
b) Algumas partículas alfa foram desviadas do seu trajeto devido à repulsão exercida pelo núcleo positivo do metal.
c) Observando o espectro de difração das partículas alfa, Rutherford concluiu que o átomo tem densidade uniforme.
d) Essa experiência permitiu descobrir o núcleo atômico e seu tamanho relativo.
e) Rutherford sabia antecipadamente que as partículas alfa eram carregadas positivamente.


7. Uma importante contribuição do modelo de Rutherford foi considerar o átomo constituído de:
a) Elétrons mergulhados numa massa homogênea de carga positiva.
b) Um núcleo a estrutura altamente compactada de prótons e elétrons.
c) Um núcleo de massa desprezível comparada com a massa do elétron.
d) Uma região central com carga negativa chamada núcleo.
e) Um núcleo muito pequeno de carga positiva, cercado por elétrons.


8. O átomo constituído de 17 prótons, 18 nêutrons e 17 elétrons apresenta, respectivamente, número atômico e número de massa iguais a:
a) 17 e 17
b) 17 e 18
c) 18 e 17
d) 17 e 35
e) 35 e 17


9. São dadas as seguintes informações relativas aos átomos N, Y e Z.
I- X é isóbaro de Y e isótono de Z.
II- Y tem número atômico 56, número de massa 137 e é isótopo de Z.
III- O número de massa de z é 138.

O número atômico de massa de X é:

a) 53.
b) 54.
c) 55.
d) 56.
e) 57.



10. Com relação ao modelo atômico de Bohr, a afirmativa FALSA é:
a) Cada órbita eletrônica corresponde a um estado estacionário de energia.
b) O elétron emite energia ao passar de uma órbita mais interna para uma mais externa.
c) O elétron gira em órbitas circulares em torno do núcleo.
d) O elétron, no átomo, apresenta apenas determinados valores de energia.


11. O bromo, que nas condições ambientes se encontra no estado líquido e é formado por átomos representados por , apresenta:
a) 25 elétrons na camada de valência.
b) 2 elétrons na camada de valência.
c) 7 elétrons na camada de valência.
d) 35 partículas nucleares.
e) 45 partículas nucleares.


12. Faça a distribuição eletrônica em subníveis de energia:
a) 21Sc
b) 15P
c) 37Rb
d) 26Fe
e) 12Mg
f) 17Cl

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010